Materiais e Agenda CI163 UFPR
1 Semestre de 2016
Divulgadas as Médias Finais.
Divulgado as Notas e feedback sobre os Trabalhos.
*** Avalie CI163: http://goo.gl/forms/AqeuMmbXXHQ610hm2
I. Agenda e Materiais
Seq. |
Data |
Tema |
Recursos e atividades |
1 |
16/03 |
Apresentação da Disciplina CI163; |
Documento de Apresentação CI163; |
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18/03 |
Introdução ao Projeto de Software; Modelos de Processo de Software; - Dinâmica do modelo clássico; |
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3 |
23/03 |
Design de Software: uma visão socialmente consciente; - Um modelo de processo para a disciplina; - Enunciado dos Trabalhos |
Texto base: Socially Aware Computing |
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25/03 |
Feriado - Sexta-feira Santa |
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4 |
30/03 |
Engenharia de Software: - Modelos tradicionais; - Filosofia Ágil; Scrum; - Metamodelo de design e exemplos práticos; |
Slides da aula; Slides Profa Ariadne UNICAMP; |
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01/04 |
Entendimento do Problema: - Pensar no problema antes de propor uma solução; - Identificar Stakeholders (diretos e indiretos); |
Slides da aula; Dinâmica dos cartões; Partes Interessadas [pdf] [odt] [doc]; |
6 |
06/04 |
Proposta de Solução de Software - Prática de Identificação de Stakeholders; Identificar problemas e soluções ligados aos diferentes stakeholders; |
Slides da aula ; |
7 |
08/04 |
Identificação e Análise de Requisitos - Objetivos da identificação e análise de Requisitos; - Framework Semiótico e Prática em Laboratório; - Prática no sistema DSC; [LAB 02] |
Framework Semiótico - Exemplo EPTV; Planejamento de CI163 no DSC; |
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13/04 |
Identificação e Análise de Requisitos - Conceito de Requisitos; - Tipos de Requisitos; - Prática de Requisitos: requisitos não funcionais (ideais); |
Slides Profa. Ariadne UNICAMP; Resumo Prof Andrey; |
9 |
15/04 |
Identificação e Análise de Requisitos (continuação) - Tipos de Requisitos - Requisitos Funcionais (prática Ser-Ter); |
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20/04 |
Casos de Uso - Conceitos e Propósitos; - Relacionamento entre casos de uso e atores; - Diagrama de Casos de Uso; - Exemplo prático (sistema DSC); |
Ler Capítulos: 6 do Livro do Larman; Caps 17 e 18 do Livro de UML (booch); Slides Profa. Ariadne UNICAMP. |
11 |
22/04 |
1ª Avaliação: pelo sistema DSC. Cada grupo deve desenvolver: - Diagrama de Partes Interessadas (Stakeholder Identification); - Quadro de Avaliação (Evaluation Frame); - Semiotic Framework; - Descrição do Problema com: 1. Problema sendo trabalhado; 2. Proposta conceitual de sistema/solução. 3. Cenário de uso como exemplo. * Informar o nome dos integrantes do grupo ** Inserir robertop.ihc@gmail.com como colaborador. *** Correção será feita em 25/04 considerando: completude das atividades no momento; coerência das informações; compatibilidade entre o problema quailificado e a solução proposta. |
RESULTADO: Nota divulgada na descrição do próprio projeto no sistema DSC. Verifique se o seu nome aparece na equipe do Projeto. A nota será contabilizada apenas para os memrbos da equipe que estão incluídos no grupo do sistema DSC. |
12 |
27/04 |
Discussão da 1ª Avaliação; Prototipação; Técnicas Participatativas |
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13 |
29/04 |
Prototipação de Software: Prática em Laboratório [Lab 02] - Cacoo: criar protótipos e exportar como imagens;
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Links para as ferramentas disponíveis no final da página. |
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04/05 |
Teste de Software e Avaliação em Projeto de Software - Exercício sobre Avaliação dos Projetos [o que, como, quando avaliar] |
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15 |
06/05 |
Prática dos Projetos em Laboratório - Marvel: importar as imagens e criar protótipo interativo; - No DSC: na opção de descrição do Problema, colocar um link para o Protótipo feito no Marvelapp. Ex: https://marvelapp.com/1iea6e0 |
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16 |
11/05 |
Modelos de Sistema - Modelos de Contexto - Modelos de Comportamento - Modelos de Dados - Modelos de Objetos |
Cap 07 - Sommerville. Slides da aula. |
17 |
13/05 |
Prática de Avaliação de Projeto de Software - Prática em Laboratório: Percurso Cognitivo por Pares, guiado por Heurísticas. |
Slides da aula |
18 |
18/05 |
Prática de Avaliação de Projeto de Software. Parte II. Em Laboratório. Prática de redesign |
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19 |
20/05 |
Modelos de Sistema - Parte II - Prática em Modelo - Apresentação dos temas para "Tópicos dos Grupos", que fará parte do trabalho da disciplina. |
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20 |
25/05 |
Modelo Conceitual - Modelo conceitual / modelo de domínio; - Identificação de conceitos, associações e atributos; - Prática - Leituras AUP: Agile Unified Process Paper 1. Agile Unified Process; Paper 2. Review on the Effectiveness of AUP; |
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27/05 |
Recesso |
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21 |
01/06 |
Modelo Conceitual: classes, associações e herança - Desenvolvimento do modelo conceitual do Projeto; - Elaboração dos Diagramas (Classe, Sequência) - Extra: Técnica CRC - Class-Responsibility-Collaborator cards |
Caps. 9, 10, 11. Larman; |
22 |
03/06 |
Padrões de Projeto; - Padrões GRASP; - Exemplo para Tópicos dos trabalhos dos Grupos. |
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23 |
08/06 |
Padrões de Projeto; Estilos Arquiteturais - DevMedia: Conheça os Padrões de Projeto - Briezeno: Padrões de Projeto - Macoratti: Padrões de Projeto e MVC |
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24 |
10/06 |
Do Projeto à Implementação - Requisitos Funcionais e Não-Funcionais; - Modelos: Domínio/Contexto; Conceitual; - Casos de Uso; Diagrama de Classes; Diagrama de Sequência; - Protótipos. |
- Slides "Concretizando Use Cases" (Larman) |
25 |
15/06 |
Revisão - Leitura recomendada: Notas de aula sobre Socially Aware Computing; - Slides das aulas; |
Todo o conteúdo e práticas discutidos em sala de aula. |
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17/06 |
2ª Avaliação |
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27 |
22/06 |
Atividades práticas dos Trabalhos; Dúvidas; Lab 02. |
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28 |
24/06 |
Workshop 1: Apresentação dos trabalhos dos Grupos (Trabalho 1) G1 - Estoqueitor [G2, G9] G4 - Pé na Transparência [G3, G10] G5 - Darpa [G4, G11, G1] G6 - UFPR Segura [G5, G8] G7 - C3PO [G6, G13] G9 - Melhor Combustível [G12, G7] |
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29 |
29/06 |
Workshop 2: Apresentação dos trabalhos dos Grupos (Trabalho 1) G12 - Publicação de Estágios [G7, G11] G11 - Carona UFPR [G3, G13] G2 - App Promoções [G6, G5] G10 - Infolítico [G2, G12] G3 - Não vai ter Dengue [G4, G8] G8 - Carona Solidária [G1, G9, G10] G13 - Segurança no Campus (sexta-feira, 01/07, 17:00, sala 84). |
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30 |
01/07 |
2ª Chamada - Prova; Prazo final para entrega dos Trabalhos (Trabalho 2) |
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13/07 |
Exame Final |
17:30, Lab 02 |
Divulgação dos Resultados: 05/07 - Avaliação 1 (Já disponível no DSC) Média Parcial: Divulgada em 06/07/16 Atendimento: 06/07 (quarta-feira), das 17:00 às 20:00. Atendimento: 07/07 (quinta-feira), das 17:00 às 19:00. |
RESULTADOS: |
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Avalie CI163: http://goo.gl/forms/AqeuMmbXXHQ610hm2 |
II. Informações sobre os Trabalhos:
- Detalhes sobre o Trabalho dos Grupos
III. Informações sobre a Prova:
- Prova individual. Questões teóricas e exercícios práticos com base nas aulas expositivas, nos materiais compartilhados, e nas atividades práticas conduzidas na disciplina.
IV. Outros Materiais e recursos:
- Material sobre UML simplificado elaborado pelo Dr. Jacques Philippe Sauvé
- Página do Prof. Andrey (mais materiais sobre Projeto, Orientação a Objetos, UML, etc.)
- Sistema DSC (Partes Interessadas, Quadro de Avaliação, etc.)
- Trello: gerenciamento das atividades dos grupos
- Cacoo: ferramenta para criar interfaces/protótipos
- Marvel: ferramenta para criar versões interativas do protótipo
- Diagramas UML:
Creately: http://creately.com/ (crie diagramas online)
Argo UML: http://argouml.tigris.org/
Umlet: http://www.umlet.com/ (free, open-source UML tool)
StarUML: http://staruml.io/
V. Definição de Termos usados na disciplina.
http://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english/
Activity: the doing of something, or something that you are doing, have done, or could do.
Artifact: an object that is made by a person, such as a tool (...).
Method: a particular way of doing something.
Process: a series of actions or events performed to make something or achieve a particular result, or a series of changes that happen naturally:
A process is also a method of doing or making something, as in industry.
Practice: (noum) action rather than thought or ideas; (noum); something that is usually or regularly done, often as a habit, tradition, or custom.
Technique: a way of performing a skillful activity, or the skill needed to do it; A technique is also a way of doing anything that involves planning.
Tool: a piece of equipment that you use to help you do a job, esp. something that you use with your hands to make or repair something;
A tool is also anything that helps you to do something you want to do.