Materiais e Agenda CI163 UFPR

1 Semestre de 2016

Divulgadas as Médias Finais.

Divulgado as Notas e feedback sobre os Trabalhos.

*** Avalie CI163: http://goo.gl/forms/AqeuMmbXXHQ610hm2

 

I. Agenda e Materiais

Seq.

Data

Tema

Recursos e atividades

1

16/03

Apresentação da Disciplina CI163;

 Documento de Apresentação CI163;

2

18/03

Introdução ao Projeto de Software; Modelos de Processo de Software;

- Dinâmica do modelo clássico;

Documentos do Prof Andrey Resumo 1, Resumo 2;

3

23/03

Design de Software: uma visão socialmente consciente;

- Um modelo de processo para a disciplina;

- Enunciado dos Trabalhos

Texto base: Socially Aware Computing

 

25/03

Feriado - Sexta-feira Santa

 

4

30/03

Engenharia de Software: 

- Modelos tradicionais;

- Filosofia Ágil; Scrum;

- Metamodelo de design e exemplos práticos;

 Slides da aula;

 Slides Profa Ariadne UNICAMP;

5

01/04

Entendimento do Problema:

- Pensar no problema antes de propor uma solução;

- Identificar Stakeholders (diretos e indiretos);

Slides da aula;

Dinâmica dos cartões; Partes Interessadas [pdf] [odt] [doc];

6

06/04

Proposta de Solução de Software

- Prática de Identificação de Stakeholders;

Identificar problemas e soluções ligados aos diferentes stakeholders;

Slides da aula ; 

Quadro de Avaliação [pdf] [odt] [doc]

7

08/04

Identificação e Análise de Requisitos

- Objetivos da identificação e análise de Requisitos;

- Framework Semiótico e Prática em Laboratório;

- Prática no sistema DSC; [LAB 02]

Framework Semiótico - Exemplo EPTV;

Planejamento de CI163 no DSC;

8

13/04

Identificação e Análise de Requisitos

- Conceito de Requisitos;

- Tipos de Requisitos;

- Prática de Requisitos: requisitos não funcionais (ideais);

 Slides Profa. Ariadne UNICAMP;

Resumo Prof Andrey;

9

15/04

Identificação e Análise de Requisitos (continuação)

- Tipos de Requisitos

- Requisitos Funcionais (prática Ser-Ter);

 Template Ser-Ter e Ações (PDF)

10

20/04

Casos de Uso

- Conceitos e Propósitos;

- Relacionamento entre casos de uso e atores;

- Diagrama de Casos de Uso;

- Exemplo prático (sistema DSC);

 

Ler Capítulos: 6 do Livro do Larman; Caps 17 e 18 do Livro de UML (booch);

Slides Profa. Ariadne UNICAMP.

11

22/04

1ª Avaliação: pelo sistema DSC.

Cada grupo deve desenvolver:

- Diagrama de Partes Interessadas (Stakeholder Identification);

- Quadro de Avaliação (Evaluation Frame);

- Semiotic Framework;

- Descrição do Problema com: 1. Problema sendo trabalhado; 2. Proposta conceitual de sistema/solução. 3. Cenário de uso como exemplo.

* Informar o nome dos integrantes do grupo

** Inserir robertop.ihc@gmail.com como colaborador.

*** Correção será feita em 25/04 considerando: completude das atividades no momento; coerência das informações; compatibilidade entre o problema quailificado e a solução proposta.

 RESULTADO: Nota divulgada na descrição do próprio projeto no sistema DSC.

Verifique se o seu nome aparece na equipe do Projeto. A nota será contabilizada apenas para os memrbos da equipe que estão incluídos no grupo do sistema DSC.

12

27/04

Discussão da 1ª Avaliação;

Prototipação; Técnicas Participatativas

 Slides da aula;

 61 Técnicas Participativas.

13

29/04

Prototipação de Software: Prática em Laboratório [Lab 02]

- Cacoo: criar protótipos e exportar como imagens;

 

 Links para as ferramentas disponíveis no final da página.

14

04/05

Teste de Software e Avaliação em Projeto de Software

- Exercício sobre Avaliação dos Projetos [o que, como, quando avaliar]

 Slides Sommerville Cap. 23.

15

06/05

Prática dos Projetos em Laboratório

- Marvel: importar as imagens e criar protótipo interativo;

- No DSC: na opção de descrição do Problema, colocar um link para o Protótipo feito no Marvelapp. Ex: https://marvelapp.com/1iea6e0

 

16

11/05

Modelos de Sistema

- Modelos de Contexto

- Modelos de Comportamento

- Modelos de Dados

- Modelos de Objetos

 Cap 07 - Sommerville.

Slides da aula.

17

13/05

Prática de Avaliação de Projeto de Software

- Prática em Laboratório: Percurso Cognitivo por Pares, guiado por Heurísticas.

 Template [odt] [docx] [pdf]

Slides da aula

18

18/05

Prática de Avaliação de Projeto de Software. Parte II. Em Laboratório.

Prática de redesign

 

19

20/05

Modelos de Sistema - Parte II

- Prática em Modelo

- Apresentação dos temas para "Tópicos dos Grupos", que fará parte do trabalho da disciplina.

 

Slides da aula

20

25/05

Modelo Conceitual

- Modelo conceitual / modelo de domínio;

- Identificação de conceitos, associações e atributos;

- Prática

- Leituras AUP: Agile Unified Process

Paper 1. Agile Unified Process

Paper 2. Review on the Effectiveness of AUP;

 Slides da aula

 

27/05

Recesso

 

21

01/06

Modelo Conceitual: classes, associações e herança

- Desenvolvimento do modelo conceitual do Projeto;

- Elaboração dos Diagramas (Classe, Sequência)

- Extra: Técnica CRC - Class-Responsibility-Collaborator cards

 Slides da aula;

Caps. 9, 10, 11. Larman;

 UML Diagramas

Diagramas de Sequencia

22

03/06

Padrões de Projeto;

- Padrões GRASP;

- Exemplo para Tópicos dos trabalhos dos Grupos.

 

Slides da aula.

23

08/06

Padrões de Projeto; Estilos Arquiteturais

DevMedia: Conheça os Padrões de Projeto

Briezeno: Padrões de Projeto

- Macoratti: Padrões de Projeto e MVC

 

Slides da aula.

24

10/06

Do Projeto à Implementação

- Requisitos Funcionais e Não-Funcionais;

- Modelos: Domínio/Contexto; Conceitual;

- Casos de Uso; Diagrama de Classes; Diagrama de Sequência;

- Protótipos.

 

- Slides "Concretizando Use Cases" (Larman)

25

15/06

Revisão

- Leitura recomendada: Notas de aula sobre Socially Aware Computing;

- Slides das aulas;

 Todo o conteúdo e práticas discutidos em sala de aula.

26

17/06

2ª Avaliação

 

27

22/06

Atividades práticas dos Trabalhos; Dúvidas;

Lab 02.

 

28

24/06

Workshop 1: Apresentação dos trabalhos dos Grupos

 (Trabalho 1)

G1 - Estoqueitor [G2, G9]

G4 - Pé na Transparência [G3, G10]

G5 - Darpa [G4, G11, G1]

G6 - UFPR Segura [G5, G8]

G7 - C3PO [G6, G13]

G9 - Melhor Combustível [G12, G7]

 

 Formulário de Avaliação

29

29/06

Workshop 2: Apresentação dos trabalhos dos Grupos

(Trabalho 1)

G12 - Publicação de Estágios [G7, G11]

G11 - Carona UFPR [G3, G13]

G2 - App Promoções [G6, G5] 

G10 - Infolítico [G2, G12]

G3 - Não vai ter Dengue [G4, G8]

G8 - Carona Solidária [G1, G9, G10]

G13 - Segurança no Campus  (sexta-feira, 01/07, 17:00, sala 84).

 

 Formulário de Avaliação

30

01/07

2ª Chamada - Prova;

Prazo final para entrega dos Trabalhos (Trabalho 2)

 

 

13/07

Exame Final

 17:30, Lab 02

   

Divulgação dos Resultados: 05/07

- Avaliação 1 (Já disponível no DSC)
- Avaliação 2: Divulgado em 05/07/16
- Trabalhos: Divulgado em 06/07/16

Média Parcial: Divulgada em 06/07/16

Atendimento: 06/07 (quarta-feira), das 17:00 às 20:00.

Atendimento: 07/07 (quinta-feira), das 17:00 às 19:00.

RESULTADOS

 Notas da Prova 2

Notas e Feedback dos Projetos

Médias Finais.

   

Avalie CI163: http://goo.gl/forms/AqeuMmbXXHQ610hm2

 

 

II. Informações sobre os Trabalhos:

- Detalhes sobre o Trabalho dos Grupos

III. Informações sobre a Prova:

- Prova individual. Questões teóricas e exercícios práticos com base nas aulas expositivas, nos materiais compartilhados, e nas atividades práticas conduzidas na disciplina. 

IV. Outros Materiais e recursos:

- Material sobre UML simplificado elaborado pelo Dr. Jacques Philippe Sauvé

- Página do Prof. Andrey (mais materiais sobre Projeto, Orientação a Objetos, UML, etc.)

- Sistema DSC (Partes Interessadas, Quadro de Avaliação, etc.)

- Trello: gerenciamento das atividades dos grupos

- Cacoo: ferramenta para criar interfaces/protótipos

- Marvel: ferramenta para criar versões interativas do protótipo

 

- Diagramas UML:  

Creately: http://creately.com/ (crie diagramas online)

Argo UML: http://argouml.tigris.org/

Umlet: http://www.umlet.com/ (free, open-source UML tool)

StarUML: http://staruml.io/ 

 

V. Definição de Termos usados na disciplina.

http://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english/

Activity: the doing of something, or something that you are doing, have done, or could do.

Artifact: an object that is made by a person, such as a tool (...).

Method: a particular way of doing something.

Process: a series of actions or events performed to make something or achieve a particular result, or a series of changes that happen naturally:
A process is also a method of doing or making something, as in industry.

Practice: (noum)  action rather than thought or ideas; (noum); something that is usually or regularly done, often as a habit, tradition, or custom.

Technique: a way of performing a skillful activity, or the skill needed to do it; A technique is also a way of doing anything that involves planning.

Tool: a piece of equipment that you use to help you do a job, esp. something that you use with your hands to make or repair something;
A tool is also anything that helps you to do something you want to do.