Apresentação CI163 - Projeto de Software
CI163 – Projeto de Software (2016 - 1 Semestre)
Professor: Roberto Pereira
Horários e Sala: Quartas e Sextas, 17h30-19h30, Sala: PF13
Carga Horária:
60 horas - 4 horas semanais - Aulas Práticas: 2 horas - Aulas Teóricas: 2 horas
Frequência: 75%, conforme exigido pelo CEPE.
Ementa:
Projeto de software; interação entre análise e projeto; modelos de projeto de software; métodos de projeto de software; construção do modelo de projeto de software; revisões e inspeções; padrões de projeto; interação entre o projeto e a implementação.
Objetivo:
Desenvolver uma visão sistêmica e crítica sobre o Projeto de Software. Exercitar a capacidade de entendimento de problemas, propostas de solução, e seleção do ferramental necessário para o Projeto de Software. Adquirir informações essenciais, e obter uma visão geral do projeto de software. Conhecer os principais conceitos, fundamentos e modelos de projeto de software. Ser capaz de projetar um produto de software confiável e de qualidade, elaborando documentação adequada.
Dinâmica da Disciplina:
Aulas teóricas serão articuladas com atividades práticas para promover o entendimento e a análise crítica sobre os tópicos abordados. A disciplina será conduzida para apresentar diferentes recursos e capacitar o aluno a entender o que, quando, e como utilizar, para apoiar o desenvolvimento de software. Tópicos de ponta no Projeto de Software serão incluídos durante o andamento da disciplina para promover a discussão durante as aulas.
Notas da Disciplina:
Notas das 1a. e 2a. Provas, dos 1o. e 2o. Trabalhos.
A nota final da disciplina será composta da seguinte forma: notafinal = (P1+P2+T)/3
Datas
1a. prova – 22 de Abril - Pelo Sistema DSC.
2a. prova – 17 de Junho de 2016.
2a. chamada – 01 de Julho de 2016
T - Workshops de Apresentações dos Grupos – 24/06/2016 e 29/06/2016, e Entrega do trabalho Final – 01/07/2016.
Exame Final – 13/072016
As provas e trabalhos visam analisar e ao mesmo tempo favorecer a apropriação dos conteúdos e tópicos discutidos. Serão valorizados a capacidade criativa e crítica de entendimento de problemas e proposta, construção e avaliação de soluções. O engajamento e o comprometimento nas atividades da disciplina também serão considerados.
Sobre os Trabalhos: T requer a apresentação do Projeto (i.e., só os membros que apresentarem terão nota registrada); nota será proporcional à frequencia do aluno na disciplina (e.g., um aluno com frequencia de 75% terá 75% da nota do grupo).
Segunda Chamada
De acordo com as normas do CEPE (http://www.ufpr.br/soc/pdf/cepe/cepe3797.pdf), o aluno pode solicitar a segunda chamada no prazo de 3 dias úteis. Deve ser o usado o Formulário de solicitação e anexada a documentação comprobatória conforme especificado pelo CEPE.
Bibliografia:
[1] Larman, C. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design Prentice-Hall, New Jersey - USA, 1997
[2] Bezerra, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Ed. Campus - Elsevier, Rio de Janeiro, 2007
[3] Pressman, R.B. Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional Bookman McGraw-Hill, Sexta Edição, 2011, Porto Alegre, RS
[4] Booch, G.; Rumbaugh, J. and Jacobson, I., The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, 1999
[5] Wazlawick, R.S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, 2013.
[6] Sommerville, I., Software Engineering. Addison-Wesley, 10 ed. 2015.
[7] Baranauskas, M.C.C., Martins, M.C. and Valente, J.A., Codesign de Redes Digitais. Penso Editora. 1ª ed. 2013.
+ Artigos e materiais publicados em revistas e conferências relevantes da área.